sexta-feira, 6 de março de 2009

se eu fosse o brasil & estréia da semana

Falar sobre o Brasil não é fácil. Afinal, estou falando do meu país, que tem inúmeros defeitos, mais do que qualidades. Mas não posso deixar de comentar o grande feito que houve recentemente por aqui. E é sobre cinema.

No ano de 2006, estreou mais um filme com elenco global nos cinemas brasileiros. Se Eu Fosse Você, dirigido pelo péssimo Daniel Filho, tinha como protagonistas Tony Ramos e Glória Pires na pele de um casal que tem seus corpos trocados por alguma razão. A fórmula é antiga. Filmes como Sexta-Feira Muito Louca já havia abordado o tema de uma maneira melhor desenvolvida, mas ao mesmo tempo a fórmula também parecia nova. Abandonar um pouco o tema filmes-favelas para fazer uma comédia aqui no Brasil está crescendo cada vez mais - a grande parte vem de produções com elenco global e piadas zorra-total, o que decepciona ainda mais o espectador.

E Se Eu Fosse Você tinha uma enxurada de piadas que não funcionavam, mas havia uma maior que tinha seu mérito. Era a atuação de Tony Ramos e parcialmente a de Glória Pires. Mas Ramos roubava a cena. E a fórmula acabou se repetindo. E eis que o cinema brasileiro ganhou um filme com uma continuação. Fora Xuxa e os Duendes, fazia algum tempo que o cinema não tinha um "2" em algum título, certo?

Eu não assisti a continuação. Não sei se é melhor que o primeiro, não sei se é pior ou do mesmo nível. Mas não há como negar que é um grande passo para a indústria aqui no Brasil. Se Eu Fosse Você 2 liderou por 7 semanas seguidas, perdendo na oitava para Operação Valquíria. Em 1º de março ele ainda estava em 3º lugar dos mais vistos, em sua nona semana em cartaz, com um público equivalente a 5.312.057 desde que estreou. 5 milhões de espectadores. Mais do que a comédia estrelada por Jim Carrey (Sim, Senhor). Ou seja: para o cinema nacional, é mais que uma evolução. E é sempre bom que mais pessoas estão descobrindo o cinema, seja ele nacional ou internacional.

Ah, sim: ali em baixo tem a estréia da semana: Quem Quer Ser um Milionário?. E em breve: Watchmen!

5 comentários:

- cleber . disse...

Li a pouco que uma continuação já foi confirmada ... Pois é, o Brasil não tem jeito mesmo!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Isso pra mim não é cinema, é TV Globo passada em uma tela grande. Enquanto isso, o verdadeiro CINEMA BRASILEIRO ninguém assiste ...

Rafael Carvalho disse...

Sinceramente não acredito nessa chamada "descoberta" do cinema brasileiro, pois o público do filme de Daniel Filho é o público da novela que vai procurar na tela grande uma pitada do que vê todo dia na TV. Descoberta seria uma maior bilheteria para Eduardo Coutinho ou Beto Brant, por exemplo. Se Eu Fosse Você 2, inclusive, já ultrapassou o anterior recordista de bilheteria após a Retomada do cinema brasileiro, 2 Filhos de Francisco. Não comemoro, não!!!

Diego Rodrigues disse...

É uma pena que seja para este tipo de filme, realmente. Mas pode vir a encorajar o público a experimentar mais o cinema brasileiro, e ele vir a descobrir essas verdadeiras pérolas do nosso cinema. Eduardo Coutinho, Beto Brant, a grande maioria, infelizmente, ainda não está preparado para o cinema deles. E enquanto eles ainda se preparam, os que os conhecem continuam a gostar cada vez mais dos seus filmes. E isso pra nós já é um grande alívio. Mas vamos dar algum crédito a este tipo de filme e, principalmente, tentar confiar mais no público. Vai ver eles estão dando alguns passos, pequenos, mas estão!

Gab Irala disse...

Dieeego amor, tem mais um selinho pra ti no meu blog ta?

Te amo.