segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 2010 e o Último Post

Acabou. O ano de 2009 está oficialmente terminado, junto com ele as temporadas de premiações que move tanta gente também está encerrada. O Academy Awards, ou o Oscar, trouxe a novidade de dez indicados a melhor filme ao invés de cinco.

O evento foi chato, como de costume, ainda conseguiu ser inferior ao ano passado. A ideia de colocar Alec Baldwin e Steve Martin foi correta, os dois possuem uma boa química, pena que foram prejudicados pelo tempo e pela falta de competência da produção da premiação. A prova disso é a exclusão das canções, a inserção de um número de dança dispensável com o objetivo de encenar a trilha dos filmes indicados, além de ter sido extremamente clichê ocupou uma parte de tempo que poderia ter sido utilizado muito melhor para, por exemplo, mostrar clipes de indicados a determinadas categorias, como em fotografia e edição.

A premiação  teve bastante surpresas mas não fugiu da obviedade nas principais. Talvez uma das maiores surpresas foi Amor Sem Escalas saindo de mãos abanando, perdendo o seu favoritismo na categoria de roteiro adaptado para Preciosa. O filme de Haneke, A Fita Branca, não conseguiu sair da promessa e O Segredo de Seus Olhos, filme argentino, papou o prêmio de filme estrangeiro.

Na parte técnica, Avatar perdeu nas duas categorias de som para Guerra ao Terror. Movimento ousado da Academia, mas ainda assim merecido. O longa de Cameron, aliás, venceu 3 Oscar, o suficiente para seu reconhecimento (honestamente, nem em fotografia nem em direção de arte merecia muito). De resto, não há o que comentar. Alguém se importa com a vitória em Melhor Figurino? Todos os candidatos são bons. Qualquer um que levasse, não faria diferença alguma.

Kathryn Bigelow levou o Oscar de direção. Um momento histórico do Oscar, e mesmo preferindo o trabalho de Tarantino por Bastardos (eu contava mesmo com um prêmio de roteiro para ele), a minha torcida era mesmo para ela. No fim, os que eram contra a vitória de Avatar que já estavam se preparando para alfinetar o evento no outro dia, tiveram que morder a língua. James Cameron, em uma alegria imensa, cumprimentou sua ex-mulher pela vitória, mostrando um espírito esportivo, em um dos grandes momentos da noite. Até mesmo a vitória de Sandra Bullock como atriz que eu desaprovo, rendeu bons momentos com seu discurso - o melhor das atuações.

O ano de 2009 oficialmente acabou (agora é a minha deixa).

O Cinemania vai fechar as portas por algum tempo. Sem data de previsão. Não pretendo encerrar as minhas atividades, eu adoro escrever e comentar sobre os filmes. Eu agradeço desde já os leitores fieis, os que só entram e não comentam, a Tai, ao Gabriel que sempre entra aqui, agradeço a uma série de pessoas que sempre me fizeram continuar com o blog. Eu vou voltar. Só não sei quando. Mas eu volto! (bem provável que ao final do ano, ou segundo semestre)

Até mais. Bons filmes pra todo mundo!

terça-feira, 2 de março de 2010

O Segredo de Seus Olhos

Quando eu assisti aos filmes anteriores de José Juan Campanella, eu sai com um imenso sorriso em cada obra, sem exceção. A parceria com o ator Ricardo Darin valia cada minuto do filme que eu assistia. O Segredo de Seus Olhos é um pouco diferente de suas obras anteriores, é difícil identificar a mão do diretor de imediato, mas ao final da projeção, com um sorriso no rosto, pude ter certeza que Campanella acertou mais uma vez.

Este longa-metragem acompanha Benjamin (Ricardo Darín), um oficial de justiça aposentado, tetando escrever um romance baseado em uma das suas experiências no trabalho. Trata-se do seu caso mais marcante, no qual uma garota linda garota foi brutalmente estuprada e assassinada em sua própria casa. À medida que ele escreve as suas lembranças, retornando à sua cidade natal após muitos anos, conferimos os flashbacks da época em que ele trabalhou no caso. Além disso, tenta acertar as contas com Irene, a mulher que ele sempre amou.

A maior virtude de O Segredo de Seus Olhos é a sua técnica impecável: desde a maquiagem bem realizada ao ótimo trabalho de montagem, alterando entre as épocas de uma maneira elegante e discreta, nunca se tornando cansativa ou inútil. É também o longa em que José Juan Campanella filma melhor, com uma fotografia belíssima, desde o aclamado plano-seqüência no estádio até os momentos mais simples, como um simples diálogo entre Benjamin e Irene.

Enquanto isso, Ricardo Darín cria mais uma vez um personagem marcanteem sua filmografia (e novamente com Campanella). Benjamin é um homem que, após 25 anos, ainda se frustra por não conseguir dizer à mulher de sua vida um simples "te amo" ou simplesmente deixar o passado para trás, sendo assombrado por ele até os dias de hoje - e o fato de ele não conseguir seguir adiante faz uma rima interessante com Irene, que mesmo tendo casado e tido filhos, parece ainda olhar para Benjamin como o mesmo homem que ele era 25 anos antes.

Os olhares dos personagens, como o próprio título faz questão de nos avisar, acabam sendo a peça chave para a história que o diretor pretende nos contar. Mesmo que os minutos finais sejam surpreendentes, a maior surpresa fica por conta da simplicidade do filme. Uma simplicidade tão bonita que é impossível, mais uma vez, não se emocionar com os nossos "rivais" argentinos.

O Segredo de Seus Olhos
El Secreto de sus Ojos, 2009
Direção: José Juan Campanella. Roteiro Adaptado: Eduardo Sacheri e Juan José Campanella. Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia, Carla Quevedo, Rudy Romano, Mario Alarcón, Mariano Argento, Juan José Ortiz, Kiko Cerone, Fernando Pardo, Elvio Dulvino, Sergio López Santana e Gabriela Daniell.