domingo, 14 de fevereiro de 2010

filmes vistos ou revistos na semana


(de cima para baixo: A Princesa Mononoke, Paris, Texas, Blade Runner, Caminhos Perigosos e Uma Cilada Para Roger Rabbit)

A seguir alguns comentários dos filmes que vi pela semana. São comentários pequenos, de duas ou três linhas. Nenhum substitui uma resenha mais completa. Este post também serviu para eu ver que ou eu estou mais bonzinho, dando 5 estrelas pra mais filmes, ou realmente os filmes que eu vi  (ou revi) merecem a nota. Acho que eu fico com a segunda opção. Veremos como eu vou agir nas próximas semanas.

A maioria dos filmes comentados eu vi pela primeira vez. De inédito: os que estrearam nos cinemas (com exceção de A Fita Branca), O Domínio do Olhar, Quarto 666, Mundo Proibido, A Loja Mágica de Brinquedos e o fantástico A Princesa Mononoke (sério candidato para a minha animação favorita de todos os tempos, posto que pertence atualmente à Túmulo dos Vagalumes).

Clique aqui ou no título do post para continuar lendo.


Blade Runner - O Caçador de Andróides (Blade Runner, EUA/Hong Kong, 1982, de Ridley Scott) - Um grande filme. É incrível que, sempre que eu o assisto, ele não envelhece em nada - nem mesmo nos efeitos. Um longa que merece um comentário mais aprofundado - qualquer dia, qualquer dia...

Caminhos Perigosos (Mean Streets, EUA, 1973, de Martin Scorsese) - Violento e realista, um drama sobre o lado do crime de Nova York filmado por um cineasta que, na época, estava aprendendo a fazer cinema. Uma trilha sonora de luxo.

Uma Cilada Para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit?, EUA, 1988, de Robert Zemeckis) - Sempre divertido, o filme conta com um elenco recheado de estrelas, como Pernalonga, Mickey Mouse, Pato Donald, Patolino, Dumbo, Pica-Pau, entre outros. Além de um afiado Bob Hoskins e Chirstopher Lloyd como o vilão. É ótimo ver que um dos filmes mais queridos da minha infância continua divertindo.

O Domínio do Olhar  (Looker, EUA, 1981, de Michael Crichton) - Um dos poucos filmes dirigidos por Crichton, O Domínio do Olhar tem um roteiro que, além de ser problemático, não conseguiu envelhecer bem. Mas ao menos tem Albert Finney no elenco, o que sempre é bom.


A Fita Branca (Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte, Alemanha/Áustria, 2009, de Michael Haneke) - Comentário aqui.

A Loja Mágica de Brinquedos (Mr Magorium's Wonder Emporium, EUA, 2007, de Zack Helm) - Dustin Hoffman bem divertido em um filme agradável, que conta ainda com a simpatia de Natalie Portman e Jason Baterman no elenco.

Mother  - A Busca Pela Verdade (Madeo, Coréia, 2009, de Bong Jon-ho)- Comentário aqui.

Mundo Proibido (Cool World, EUA, 1992, de Ralph Bakshi) - Um roteiro tão estúpido quanto a experiência de assistir ao filme. Nem mesmo Brad Pitt, Kim Basinger e Gabriel Byrne salvam ou a mistura animação/realidade - que funcionou maravilhosamente bem em Uma Cilada Para Roger Rabbit.

Paris, Texas (EUA/França/Alemanha, 1984, de Wim Wenders) -As imagens que Wim Wenders cria são tão bonitas quanto o próprio filme, que é o meu favorito do diretor.

Preciosa (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire, EUA, 2009,  de Lee Daniels) - Comentário aqui.

A Princesa Mononoke (Mononoke-hime, Japão, 1997, de Hayao Miyazaki) - Sou fascinado pelas animações de Miyazaki e mesmo até seus longas mais fracos, como O Castelo de Cagliostro, têm algo a dizer. A Princesa Mononoke traz o encanto e a magia de uma forma tão amarrada que me fez lembrar de suas outras duas obras-primas: Meu Amigo Totoro e A Viagem de Chihiro. São momentos únicos na história da animação.

Quarto 666 (Chambre 666, França/Alemanha, 1982, de Wim Wenders) - A grande parte da filmografia do diretor é puro cinema experimental, talvez seja isso que o torne um dos grandes nomes do cinema mundial. Este Quarto 666 não foge à regra, apesar de corajoso, não me agradou . Mas o indico para todos que gostam de cinema, pois alguns dos depoimentos de alguns dos diretores convidados são muito interessantes - e também a maneira como Wenders filma os seus amigos, brilhante.-  

Star Trek (EUA, 2009, de J.J. Abrams) - Comentário aqui.

5 comentários:

Alyson Santos disse...

Eu ainda não Star Trek, mesmo vendo que 5 estrelas está sendo bem constante por ai. Nos filmes que vi, desses citados, também daria mesma nota, como Precious, Mother e A Fita Branca.

Abraços, e o TOP30 chega ao filme com os primeiros colocados.

Alyson Santos disse...

ao fim*

Rafael Carvalho disse...

Sabe que eu não consigo achar Caminhos Perigosos assim tão excelente! Adoro o filme e me parece um belo ensaio para o que o Scorsese viria a fazer em frente, mas não me encanta tanto.

Já Blade Runner é um filmaço. Lembro que da primeira vez que vi, não esperava nada dele e me deparei com um filme fortíssimo soibre a condição humana, não somente uma história de ficção científica.

Não sei qual eu amo mais, se Paris, Texas ou Asas do Desejo. São com certeza filmes fascinates. O Wenders pode fazer qualquer merda depois disso (e já fez), mas ele vai estar eternamente perdoado. E Quarto 666 é bastante provocativo em sua proposta, mas se torna enfadonho. Mesmo assim, vendo o filme quase 30 anos depois de realizado, a experiência parece mais interessante.

Adoro Princesa Mononoke, muito provavelmente o filme com mais espírito de aventura do Miyazaki. Bem bom.

Anônimo disse...

Tu acredita que eu tenho uma edição em DVD triplo de 'Blade Runner' e ainda não vi o filme!?!?!?!? Sério, eu preciso ver! 'Princesa Mononoke' é outro que eu quero muito ver e nunca vi. Quase comprei 'A Loja Mágica de Brinquedos', parece divertido e o preço tava bem acessível, mas tb ta na minha lista. A cada dia que passa fico mais e mais curioso pra ver 'A Fita Branca', deve ser um baita filme!!! E 'Star Trek' é o tipo de filme que eu sempre vou rever e adorar :D

http://cinemaemdvd.blogspot.com

Gustavo H.R. disse...

Nossa, BLADE RUNNER merehtce mesmo todas as estrelas possíveis!