quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Globo de Ouro 2010: Primeiras Impressões


Que Globo de Ouro não é nenhum termômetro para o Oscar, todos sabemos, mas ainda sim é uma premiação que tem uma certa influência nas campanhas de certas produções Como é o caso de Bastardos Inglórios, de Tarantino, que cada vez mais tem aumentado as suas chances de concorrer à categoria principal - lembrando que neste ano dez indicados concorrerão na categoria de melhor filme -, ou até mesmo Avatar, o novo produto de James Cameron, que veio com uma calorosa recepção da crítica especializada. E se Meryl Streep já vinha tido como certa a sua indicação por Julie & Julia, a atriz está cada vez mais perto de colocar a mão na estatueta dourada mais uma vez, além de o longa ter ganhado um ritmo, podendo ser o grande azarão da temporada, podendo conrorrer, inclusive, na categoria de melhor filme (ainda tenho minhas dúvidas quanto a isso).

E Nine que não teve uma campanha tão boa quanto suas expectativas, pode concorrer mesmo pelo elenco e pelas categorias técnicas, já que duvido muito que Rob Marshall consiga uma indicação por direção. A canção "Cinema Italiano" é praticamente certa no Oscar, ao lado de"I Will See You", de Avatar. Guerra ao Terror, o filmes mais elogiado do ano, é também o que tem mais chances de indicações - e até premiações - no próximo Oscar. Kathryn Bigelow está cada vez mais próxima de ser a primeira mulher a ganhar um prêmio por direção, e é bastante provável que o longa também vença como melhor filme - vale lembrar que ele é, também, o grande favorito a estatueta. Mas Guerra ao Terror só vai levar se Amor Sem Escalas tropeçar. O longa de Jason Reitman (diretor de Juno) veio mesmo com tudo, liderou as indicações no Globo de Ouro (foram seis, ao total), tem um ator que a Academia adora (George Clooney) e parece ser o grande favorito a roteiro.

Clooney, aliás, concorre por Amor Sem Escalas. Mas de seus concorrentes, a briga parece ser mesmo de Jeff Bridges, por Crazy Heart (uma espécie de O Lutador de Bridges) e Colin Firth, por A Single Man. Outros como Tobey Maguire, por Entre Irmãos, parece ser o grande azarão e Morgan Freeman, por Invictus, parece ter sido mais uma pequena homenagem a Clint Eastwood do que necessariamente uma indicação mais séria - havia ainda o ótimo Jeremy Renner de Guerra ao Terror no lugar. Explico: todos adoram Clint Eastwood. A Imprensa o adora, a Academia o adora, o público o adora, e deixar um filme seu fora da corrida não é de praxe do Globo de Ouro, mesmo que a recepção de Invictus tenha sido morna e eu não duvido que ele fique de fora da categoria principal,  mas aposto em uma indicação para Matt Damon.

Preciosa também viu suas chances aumentarem cada vez, mas já é óbvio que ele vai concorrer a categoria de melhor filme (podendo, inclusive, ser o azarão), mas o forte da produção reside em seu elenco. Mo-Nique vê sua credibilidade aumentar em cada premiação (porém Julianne Moore pode vir a estragar a festa) e a novata Gabire Sadire pode ser indicada logo em seu primeiro trabalho no cinema. E a força de Bastardos Inglorios reside mesmo em ator coadjuvante, para Christoph Waltz, em uma das categorias mais duvidodsas, já que ele divide a atenção com Christopher Plummer e Woody Harelson.

Já a Pixar pode perder o prêmio de melhor animação. Foi no Globo de Ouro que eu me dei conta da ameaça de O Fantástico Sr. Raposo. Levando em consideração que Up tem muitas chances com sua maravilhosa trilha-sonora, a animação de Wes Anderson vem na contramão com um filme que todos dizem ser Os  Excêntricos Tenembaums animado. Claro que Up ainda é o favorito, mas não podemos negar a força de Wes Anderson nessa categoria. De resto, por mais elogiado que tenha sido, A Princesa e o Sapo deve ser ofuscado por seus dois concorrentes. Me surpreendi com Ponyo ficando de fora da competição, dando lugar a Tá Chovendo Hambúrguer. E eu gostei muito de ver Coraline no páreo - se vencer, não ficarei decepcionado.

Quanto as categorias de televisão, estou pensando ainda se devo escrever um texto falando sobre o assunto. Mas basta dizer que se John Lithgow vencer, a justiça será feita (não espero que Dexter e Michael C. Hall vençam pois eu sei que eu estaria apenas sonhando). No mais, os indicados ao Globo de Ouro foi bem previsível, tirando algumas piadas (Julia Roberts, Sandra Bullock em A Proposta...), mas em outras vezes, somos até surpreendidos (Bastardos Inglórios, Avatar... ). E vamos torcer para que os vencedores sejam realmente merecedores de seus prêmios.
 
O Globo de Ouro fechou sua lista. Os prêmios do 67º Globo de Ouro acontece no dia 17 de janeiro de 2010. Confira os indicados logo abaixo:

Legenda: * Candidato que disputa uma vaga ao Oscar

A avaliação ao lado é dos candidatos já conferidos até o momento (à medida em que eu for assistindo aos outros candidatos, vou atualizando a página e dou um up no twitter ou no próximo post)

Melhor Filme - Drama

Preciosa
Amor Sem Escalas

Melhor Filme - Comédia ou Musical

Simplesmente Complicado
Nine

Melhor Direção

Kathryn Bigelow, Guerra ao Terror
James Cameron, Avatar
Clint Eastwood, Invictus
Jason Retiman, Amor Sem Escalas
Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios

Melhor Roteiro

Amor Sem Escalas
Simplesmente Complicado

Melhor Ator - Drama

Jeff Bridges, Crazy Heart
George Clooney, Amor Sem Escalas
Colin Firth, A Single Man
Morgan Freeman, Invictus
Tobey Maguire, Entre Irmãos

Melhor Atriz - Drama

Emily Blunt, The Young Victoria
Sandra Bullock, O Lado Cego
Helen Mirren, The Last Station
Carey Mulligan, Educação
Gabire Sadire, Preciosa

Melhor Ator - Comédia ou Musical

Matt Damon, O Desinformante
Daniel Day-Lewys, Nine
Robert Downey Jr., Sherlock Holmes
Joseph Gordon-Lewitt, (500) Dias Com Ela
Michael Stulhbarg, Um Homem Sério

Melhor Atriz - Comédia ou Musical

Sandra Bullock, A Proposta
Marion Cotillard, Nine
Meryl Streep, Simplesmente Complicado
Meryl Streep, Julie & Julia
Julia Roberts, Duplicidade

Melhor Ator Coadjuvante

Matt Damon, Invictus
Stanley Tucci, Um Olhar do Paraíso
Christopher Plummer, The Last Station
Christopher Waltz, Bastardos Inglórios
Woody Harrelson, The Messenger

Melhor Atriz Coadjuvante

Mo'Nique, Preciosa
Julianne Moore, A Single Man
Anna Kendrick, Amor Sem Escalas
Vera Farmiga, Amor Sem Escalas
Penélope Cruz, Nine

Melhor Canção Original

"I Will See You", Avatar
"The Weary Kind", Crazy Heart
"Winter", Entre Irmãos
"Cinema Italiano", Nine
"I Want To Come Home", Everybody's Fine

Melhor Trilha Sonora

Michael Giacchino, Up - Altas Aventuras
Marvel Hamlisch, O Desinformante
James Horner, Avatar
Abel Krozeniowski, A Single Man
Karen O. e Carter Burewll, Onde Vivem os Monstros

Melhor Filme de Animação

Coraline e o Mundo Secreto
O Fantástico Sr. Raposo
Tá Chovendo Hambúrguer
A Princesa e o Sapo

Melhor Filme de Língua Estrangeira

Baaria (Itália)
Abraços Partidos (Espanha)
A Criada (Chile)
A Fita Branca (Alemanha)
Um Profeta (França)

Então é isso. Ainda não sei se vou publicar as minhas apostas aqui no blog, só vou divulgar a lista dos vencedores com as primeiras impressões do Oscar. Darei prioridade para comentar mais sobre os filmes e algumas temporadas de séries que terminaram recentemente.   

* Update em 29/12/2009.
* Update em 27/12/2009.

5 comentários:

Samantha disse...

Não posso fazer comentários muito abrangentes porque ainda preciso ver muitos dos filmes indicados, mas, mesmo tendo visto poucos, consegui identificar muitos absurdos aí. Quanto à premiação televisiva, também não concordo com muita coisa. Incrível como andam superestimando Glee, que é legalzinha, mas não tudo isso, e deixar Jim Parsons de fora e indicar Courtney Cox por aquela série fraquíssima que ela protagoniza... Sorry. Não aguento.

Wallace Andrioli Guedes disse...

O ano ainda nem acabou, e, dos 10 indicados a melhor filme, já vi 4. Não gosto de (500) Dias com Ela, mas acho que em comédia/musical deve ganhar o NINE fácil fácil.
Já em drama, apesar de ser apaixonado pelos BASTARDOS do Tarantino, acho que torço pelo HURT LOCKER, até por saber que ele tem ótimas chances de sair vencedor. Parece que vai ser mesmo o filme do ano, apesar de o UP IN THE AIR ainda ameaçar...
Ah, o outro que assisti é AVATAR, que é também um belo filme, merecidamente lembrado pelos Globos.

Matheus Pannebecker disse...

Chega do Michael C. Hall perder, né? Já tá mais do que na hora dele vencer algum prêmio pela impecável composição de "Dexter".

Gustavo H.R. disse...

Puxa, dupla indicação pra Meryl na mesma categoria...
Não esperava a presença de Maguire.

Robson Saldanha disse...

Preciso analisar tudo com bastante calma e decidir quais são minhas apostar, ainda estou meio alienado!