sábado, 15 de agosto de 2009

festival de gramado 2009: xuxa ataca novamente

O Festival de Gramado é talvez o festival mais respeitado no Brasil no que diz respeito ao cinema, não só pelo enorme público que o acompanha, mas também pela cobertura que a mídia oferece, ano em ano. Espaço em televisão, nos jornais e até mesmo em revistas, o festival reúne celebridades de todo o país e dá espaço também para filmes da América Latina na confortável cidade de Gramado, aqui no estado do Rio Grande do Sul.

No entanto, todos se surpreenderam com a notícia de que Xuxa seria homenageada. O motivo? Por ter levado mais de 30 milhões de pessoas ao cinema graças aos seus filmes e por motivar cada vez mais as crianças a apreciarem o cinema. Poderia ser algo que chamasse a atenção, se não fosse pelo simples fato de que ela não merecia esse prêmio. Óbvio que ela marcou infância e tem sua importância para as crianças até hoje, mas confundir seu trabalho na televisão ou em seus DVD's com a qualidade de seus longas é estupidez.

E dito e feito: Xuxa foi extremamente arrogante em seu discurso, principalmente ao falar a frase do Zagallo: "Eles tiveram que me engolir". Além do cachê de R$ 60.000,00 que ela recebeu por simplesmente aparecer uma hora e meia, dar um discurso inútil e ir embora. Ela falou de preconceitos por ser do interior, por ter morado no subúrbio do Rio de Janeiro, eu não vejo qual o preconceito que ela passou, mas deve ter sido, no mínimo, traumatizante, não? E a pior parte é que ela não entende é que não é só pela pessoa dela que a maioria das pessoas não gosta, é simplesmente por ela protagonizar episódios, no mínimo, icônicos.

O filme Amor, Estranho Amor teve que ser censurado pelo fato de ela aparecer seduzindo um jovem garoto. Ou seja: a obra do diretor Walter Hugo Khouri é como se não existisse mais na história do Brasil. Vale lembrar que o filme teve atores como Vera Fisher e Tarcísio Meira no elenco, e que Xuxa Meneghel era uma espécie de coadjuvante na produção.

O que me remete a algo que Xuxa disse em seu discurso: "Eu não me arrependo de nada". Será mesmo? Então por que ela tem tanta vrgonha de seu filme? Deve ser porque mancha no seu título de Rainha dos Baixinhos. Só não vamos confundir as coisas como alguns jornais e revistas fizeram, de chamá-la de Rainha do Cinema. O melhor mesmo foi o ator gaúcho Zé Victor Castiel subindo ao palco logo depois da auto-exibição de Xuxa e chamando a atenção do público: "Vamos voltar ao cinema". Pelo jeito, não somos só nós que percebemos o quanto foi estúpida a ideia de homenageá-la.

De olho:

Se antes A Teta Assustada, de Claudia Llosa já me chamava o mínimo de atenção, agora ainda mais, venceu os prêmios de melhor filme estrangeiro, melhor direção, melhor atriz para Magaly Solier e também venceu o prêmio de melhor filme estrangeiro do júri composto por estudantes de cinema. A Teta Assustada estreia no dia 28 de agosto aqui no Brasil. No circuito nacional, venceu o longa Corumbiara, que não me atraiu muito. Ele venceu ainda o prêmio de direção para Vincent Carelli, que divide o título com Paulo Nascimento por Em Teu Nome. Também levou os prêmios de melhor filme do júri popular e do júri composto por estudantes de cinema, arrancando também o Kikito de melhor montagem para Mari Côrrea. Já na Mostra Gaúcha, venceu De Volta ao Quarto 666, de Gustavo Spolidoro. Este me chamou atenção já pelo Ainda Orangotangos, agora finalmente voltou a atiçar a minha curiosidade. Espero que entre no circuito em breve.

A lista completa dos vencedores pode ser acessada aqui, no site oficial do Festival.

Bom, então é isso por hoje. Um post especial para Gramado e suas esquisitices.

7 comentários:

taís disse...

De tanta gente pra ser homenageada... me escolhem logo a Xuxa. Lamentável.
Porque é que em São Paulo não tem festivais legais assim de cinema? :/

Rafael Carvalho disse...

Bem, não sei muito bem se Gramado pode ser chamado assim de um dos festivius de cinema mais respeitáveis do Brasil. Há muito tempo que a programação não agrada aos críticos, e o público, por sua vez, só quer esbarrar numa celebridade global e aproveitar os encantos de uma cidade turística. Cinema que é bom, fica em segundo plano. Pelo menos esse é o comentário geral.

Essa semana mesmo vi uma reportagem no Jornal Hoje que chamava atenção para o fato de Gramado recriar a atmosfera de glamour e estrelismo de Hollywood, mostrando os artistas da Globo (incluindo Xuxa, cercada de seguranças) que passavam pelo tapete vermelho e eram disputados a tapa para serem fotografados ou assinarem um pedaço de papel para os fãs. Não houve nenhuma palavra sobre os filmes, a programação, o cinema brasileiro. Nada de nada.

Por isso não me espanta a homenagem a Xuxa porque esse é o tipo de coisa que agrada aos realizadores e atrai mídia, muita mídia. Ouvi dizer que os 60.000 mil pagos de cachês para ela foi boato, mas mesmo sendo verdade deve ter se revertido em bons lucros para o Festival com tanta mídia ao redor. E se Xuxa possui importância para o cinema nacional ou não, isso é o que menos importa para eles. Como dar credibilidade a um Festival desses?

Diego Rodrigues disse...

É, eu falei respeitável em termo de publicidade e dar ao menos chance de vários curtas serem exibidos, promovendo algumas caras novasClaro que o destaque daqui vai ser para O RS, mas o Festival dá chance sim para o circutio nacional e latino-americano.

A tentativa de criar todo o glamour de Hollywood, como tu acentuaste bem ali, é para chamar atenção e as celebridades globais. Mas é sim um festival que ao menos chama a atenção. E a programação vem sim sendo de pior qualidade.

A homenagem a Xuxa foi, no mínimo, estúpida.

Unknown disse...

Oi Diego! É lamentável o nível que chegou o Festival de Gramado. Chega a dar nojo acompanhar a cobertura do festival nos noticiários. O cinema deu lugar à tietagem. Pelo menos os atores aproveitaram pra fazer turismo. abs.

Gustavo H.R. disse...

Que hipocrisia da Xuxa, dizer que não se arrepende de nada!

E ela só foi homenageada por ter levado milhões ao cinema, porque artisticamente sua contribuição à Sétima Arte é praticamente nula!

Dewonny disse...

Tbm tenho muito interesse nesse filme da teta..rs..ainda mais agora, depois do reconhecimento obtido no festival de gramado!
Mas a Xuxa ganhando homenagem foi o fim da picada, ridículo e lamentável, puts..
Abs! Diego!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Morte para a Xuxa!!!
Ah, e surpreendentemente esse A Teta Assustada acabou de estrear na minha cidade... vou correr pra assistir!