O longa de animação poderia se passar facilmente por um da Pixar pela qualidade que a história é conduzida. Desde Shrek 2 não se via uma animação da DreamWorks tão boa - e digo que até acho esse aqui bate de frente com o ogro. A bola da vez é focar em uma luta entre monstros (como o Elo Perdido ou uma mulher gigante) contra um ambicioso alienígena, cujo objetivo de criar um novo planeta é mais importante do que tirar a vida de gente inocente.
Além de toda a ótima históia a ser contada, os personagens não são esquecidos e dessa vez, tanto os coadjuvantes quanto a protagonista conseguem formar uma química realmente boa o bastante. Mas ele enriquece é mesmo nas referências e nos diálogos. Um dos meus favoritos é "mais uma nave pousando nos Estados Unidos? Eles não têm outro lugar pra pousar, não?" ou quando ainda na reunião discutindo o que fazer uma das moças solta um "moveremos os Estados Unidos para outro planeta". São tão bons que a gente duvida que foi esse estúdio que se aproveita de histórinhas clichês para contar em animações caça-níqueis.
Claro, essa aqui não tem a complexidade dos personagens das animações da Pixar ou os finais bem amarradinhos, nem foge da chance de filme-lição. Talvez peque por isso um pouco, mas e daí? Um filme com referências a Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Independece Day e todos os filmes de monstros dos anos 50 já é o suficiente para se tornar delicioso, divertido e principalmente, inovador no gênero.
Monstros Vs. Alienígenas
Monsters Vs. Aliens, 2009
Direção: Rob Letterman e Conrad Vernom. Roteiro Original: Maya Forbes, Wallace Wolodarsky, Rob Letterman, Jonathan Aibel e Glenn Barger. Vozes de: Reese Whiterspoon, Seth Rogen, Hugh Laurie, Will Arnett, Kiefer Sutherland, Rainn Wilson, Stephen Colbert, Paul Rudd e Renée Zellwegger.
* * * * *
E aí pessoal, tudo bem com vocês? Bom, eu mal consigo atualizar meu blogue e eu tenho visto filmes demais. Acontece que eu estou cheio de problemas pessoais e isso de uma maneira ou outra, influencia sobre o que escrevo. Não consigo mais escrever. Eu queria dize aqui no blogue que está tudo numa boa, só que não está. Então, infelizmente, isso vai refletir daqui pra frente - intervalo de tempo maior entre uma atualização e outra. Até a próxima a todos! Ah, fica em baixo aí o Meme Literário, que recebi do Wallace (Crônicas Cinéfilas):1) Agarrar o livro mais próximo;
2) Abrir na página 161;
3) Procurar a quinta frase completa;
4) Colocar a frase no blog;
5) Repassar para cinco blogs;
Peguei o As Vinhas da Ira, de John Stenbeck. Abrindo na 161 encontrei...
"O senhor precisa descansar".
Nossa, que frase meio profunda não? Enfim, cinco blogs:
Moviola Digital
Filme-pipoca
Império Cinéfilo II
Alta Fidelidade